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15 Dicas para evitar problemas na coluna vertebral

15 Dicas para evitar problemas na coluna vertebral

Veja algumas dicas para você fazer algumas das atividades domésticas sem causar nenhum problema à sua postura.

Varrer, cozinhar, organizar, lustrar e tirar o pó, são apenas algumas das atividades domésticas feitas semanalmente na casa de todos. Dessas atividades surgem, frequentemente, problemas e dores na coluna que se dão, também, por não darmos a devida atenção ao realizar esses movimentos.

Existem formas corretas de fazer cada atividade, aliviando e prevenindo lesões. O quiropraxista Luiz Miyajima, dono da sede da QuiroVida – clínica internacional de quiropraxia, no Brasil – aponta e explica melhorias que podem ser feitas no dia-a-dia que facilitam a limpeza e evitam dores cervicais.

Varrer

  • Mantenha a coluna reta sem jogar o peso do corpo na vassoura.
  • Não se estique para alcançar algum ponto da casa, vá até o local com o corpo todo.
  • Evitar torcer o tronco. Empurre o lixo sempre em frente ao corpo.

Cozinhar

  • Mantenha o peso do corpo nas duas pernas. É comum que nos apoiemos em apenas um dos lados do corpo, preste atenção e tente equilibrar e distribuir seu peso.
  • Não torça as costas em busca de ingredientes ou panelas, vá até o local desejado de forma direta e com todo o corpo.
  • Ao se abaixar para abrir armários flexione os joelhos.

Arrumar

  • Ao fazer o manuseio de objetos dentro de armários ou prateleiras evite se esticar. Use uma escada.
  • Na escada, procure ficar de frente para o local em que vai manusear os objetos e não de lado com o tronco torcido.
  • Procure segurar os objetos com as duas mãos e flexionar os joelhos ao pegar ou deixar um objeto no chão.
  • Ao tirar a poeira dos móveis procure alternar os braços para não perder o equilíbrio e não forçar apenas um dos lados da coluna.

Limpar

  • Para a limpeza do chão, faça movimentos amplos com os braços e tente trabalhar alternando as mãos.
  • Com as paredes mantenha a postura ereta.
  • Faça movimentos laterais e verticais amplos com os braços.
  • A força deve ser colocada sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna.

O especialista ainda explica que a prevenção começa com pequenas ações e que é importante pensarmos na saúde da nossa coluna em qualquer atividade. “Tomar cuidado em ações diárias é a melhor forma de evitar problemas como subluxações. A falta de prevenção é o maior erro do brasileiro e a quiropraxia pode ajudar a impedir que a coluna sofra danos maiores“, explica.

FONTE: Exame

LINK:

http://www.fisioterapia.com/noticias/imprimir/905