Blog

Conheça a Microfisioterapia

Conheça a Microfisioterapia

As cefaléias e/ou enxaquecas, estão presentes em milhares de pessoas, e várias são as suas causas, porém, em 90% dos casos essas dores são de origem emocional e/ou de origem genética, assim como a maioria de nossos “problemas”.

As cefaléias caracterizam-se por desconforto e dolorimento difuso típico da dor que é produzida por alterações viscerais, vasculares ou somáticas profundas.

A enxaqueca é a dor provocada pela dilatação de vasos sanguíneos do encéfalo. A dor começa quando os vasos dilatam, sendo tipicamente pulsátil, frequentemente só de um lado da cabeça. Pode estar associada com náuseas e vômitos, e à sensibilidade a luz e sons altos. A dor pode ser tão severa, que incapacita o paciente, forçando-o a deitar-se num quarto escuro e silencioso, até a dor desaparecer.

Na década de 1980 pelos fisioterapeutas Franceses Patrice BÉNINI e Daniel GROSJEAN, foi desenvolvida uma técnica manual, a Microfisioterapia, baseada na embriologia e filogênese. Essa técnica trabalha com a causa dos problemas através de micropalpações na pele, onde é possível identificar o trauma, a causa, datar e identificar o que esse trauma gerou de conseqüência em nosso organismo. Isso porque em nossa vida, sempre estamos sujeitos a passar por traumas, mas nosso organismo tem a função de eliminar esses traumas, mas alguns são mais fortes que o poder de eliminação, ultrapassa o limiar do organismo. Estes ficam inscritos em nossas células, tecidos como uma memória e vão bloquear, desequilibrar o funcionamento, a vitalidade dos tecidos, gerando então as doenças, os sintomas.

Quando sentimos a dor seja, enxaqueca ou cefaléia, e nos medicamos com analgésicos, a dor felizmente vai embora, mas, como estamos trabalhando os sintomas, ela volta . Como explicado acima, vamos então, com esta técnica (Microfisioterapia), trabalhar todos os traumas que ficaram inscritos no organismo, eliminando-os. Dessa forma, trabalhamos juntamente os sintomas e sua causa, tendo então um resultado mais rápido, preciso e , acima de tudo, definitivo.

 

DEFINIÇÃO

É uma técnica manual que identifica a causa primaria de uma doença ou sintoma e estimula a auto cura do organismo para que o corpo inicie o processo de eliminação.

Através da micropalpação o fisioterapeuta procura no corpo onde estas memórias se instalaram e então realiza manualmente atos que simulam a agressão e estimulem o corpo a eliminar a doença promovendo a saúde.

Essa agressão primaria, deixou traços (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células, estes traços ficam guardados na memória do tecido, pois o sistema imunológico não conseguiu eliminar o agressor.

O tratamento pode ser preventivo ou curativo, sendo realizado após uma agressão ou evento que perturbou o individuo para ajudar o corpo a promover a auto cura.
Seus princípios de cura são semelhantes aos da homeopatia, já que ambas seguem duas leis:

1 – cura pelo infinitesimal – medicamento diluído, a palpação mínima

2 – cura pelo semelhante – o semelhante cura o semelhante.

Não se opõe a medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc…). Como esta técnica não age diretamente no sintoma como um remédio de emergência, mas sim em sua causa, ambos são complementares.

Não tem contra-indicação nenhuma, portanto, todos podem se beneficiar.

É indicada para qualquer idade, desde recém nascidos até jovens ou pessoas em idade avançada, portadores ou não de necessidades especiais e trabalha tanto na causa primária de um sintoma como também na prevenção.

BASES

1 – Auto-Cura – todo ser vivo é capaz de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo usando sua capacidade de auto gestão e auto correção, que esta na base da imunologia e cicatrização. O corpo pode reconhecer seu agressor e se defender, mas quando a agressão é muito forte ou chega de surpresa e o corpo não reconhece o agressor, esta capacidade de se defender não se manifesta e os sintomas da doença se instalam. O terapeuta mostra ao corpo a origem da agressão para que então se inicie o mecanismo de auto-cura.
2 – Cicatriz Patológica – é o vestígio deixado pelo agressor no corpo. Isto acontece quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte. Esta cicatriz deforma a célula e atrapalha sua função; o local onde a cicatriz se instala se caracteriza pela diminuição ou perda de vitalidade e então desencadeia os sintomas.
3 – Correção Homeopática – De acordo com o grande principio da homeopatia, o gesto da correção será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (sobre a cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro).
4 – Micropalpação – é o gesto utilizado pelo terapeuta para trabalhar. É sempre utilizada as duas mãos em um movimento de aproximação entre elas. É a sensação entre as duas mãos que diz se o ritmo vital esta em bom estado de funcionamento dos tecidos ou se há perda de ritmo vital ( percebe-se algo denso entre as mãos).

 

INDICAÇÕES

1 – Prevenção de doenças;

2 – Para atletas

3 – Síndrome do pânico

4 – Depressão bipolar

5 – Alergias em geral

6 – Dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias…entre outras)

7 – Traumas físicos (torções, luxações, acidentes de automóveis…entre outros)

8 – Traumas emocionais (perdas de pessoas queridas, rejeições, depressões, assaltos, entre outros)

9 – Rinites

10 – Fibromialgia

11- Ansiedade

12 – Fobias

13 – Problemas escolares (dificuldade de aprendizagem)

14 – Falta de atenção e concentração

15 – Hiperatividade

16 – Agressividade…

17 – Problemas Urogenitais…

Entre outros. Isso por que a microfisioterapia não se opõe à medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc…); essa técnica   não age diretamente no sintoma como um remédio de emergência, mas que em sua causa por isso ambos são complementares. Pode ser realizada em qualquer idade (inclusive recém-nascidos portadores ou não de necessidades especiais); jovens; adultos e idosos; esportistas e todos a lesões que querem prevenir patologias.

 

FONTE: Dra. Viviane Ramos de Toledo Rocha Camargo

LINK:

http://www.microfisioterapia.com.br/#