Blog

Fisioterapia durante a gestação

Fisioterapia durante a gestação

Fisioterapia durante a gestação ajuda na hora do parto

Pouca gente conhece, mas a fisioterapia durante a gestação também é uma grande aliada para facilitar o parto. A fisioterapia aplicada à Uroginecologia e Obstetrícia é uma especialidade existente na Europa há 20 anos e que começa a ser difundida no Brasil. É indicada principalmente para o tratamento de disfunções urinárias e também para auxiliar a mulher em relação às alterações sofridas pelo corpo durante a gravidez.

O objetivo do tratamento é prevenir dores em geral, alterações no assoalho pélvico, melhorar o controle respiratório facilitando o trabalho de parto, diminuindo a ansiedade e o stress, e proporcionar um parto mais participativo e humanizado, com melhores condições para a mulher vivenciar a gestação e o parto. De acordo com a fisioterapeuta Vivian Maria Spaulonci, “a fisioterapia conscientiza a grávida sobre suas alterações fisiológicas, orienta posturas mais adequadas durante suas atividades diárias e amamentação, é feito em gestantes de baixo risco e com acompanhamento médico“.

O tratamento é indicado a partir do terceiro mês de gestação e pode ir até o último. Segundo Vivian, “são realizados trabalhos de postura, exercícios perineais, treino respiratório, alongamento e fortalecimento de músculos específicos, conscientização corporal, drenagem linfática manual, relaxamento muscular e exercícios para a região do abdômen, períneo e para pelve“.

São necessárias no mínimo 10 sessões, que duram cerca de uma hora cada. Dependendo do caso, a paciente já sente a melhora logo nas primeiras sessões. Mas, assim como qualquer outro tratamento, “a paciente deve ser assídua às sessões, colaborativa e disciplinada“, lembra a fisioterapeuta.

O tratamento também é recomendado nos casos de patologias do assoalho pélvico (períneo), incontinência urinária (perda de urina), incontinência fecal, prolapsos (queda) da bexiga, do útero e do reto, alterações sexológicas, constipação intestinal, tratamentos cirúrgicos pré e pós oncológicos e gestantes (pré e pós-parto).

FONTE: Guia do Bebe

LINK:

http://guiadobebe.uol.com.br/fisioterapia-durante-a-gestacao/