Blog

Os seis princípios do Pilates

Os seis princípios do Pilates

O Pilates é uma forma de exercício que traz bem estar e qualidade de vida aos seus praticantes. Ele foca no movimento natural do nosso corpo e no respeito à nossa anatomia e a nossa biomecânica.

Esta atividade física ganha cada vez mais adeptos no mundo devido aos benefícios que proporciona. Ela está baseada em seis princípios que tem como razão de ser levar o homem a uma movimentação espontânea e consciente. Vamos conhecê-los um pouco melhor.

1. Centro de Força (Powerhouse): o método Pilates tem grande preocupação com este princípio. Ele leva em consideração toda a parte abdominal, tanto na parte anterior quanto posterior. Segundo o princípio do exercício, qualquer movimento só pode ser iniciado após a ativação do centro de força do corpo. A finalidade aqui é deixar a musculatura bem trabalhada para diminuir a sobrecarga na região lombar.

2. Concentração: os exercícios no Pilates não devem ser focados apenas nos músculos que estão sendo trabalhados no momento. A concentração deve se manter no corpo inteiro para que o praticante tenha consciência total sobre o mesmo. Segundo este princípio, ao concentrar em todo o corpo durante o exercício evita-se as lesões.

3. Controle: este princípio visa também a preocupação com todo o corpo em uma aula de Pilates. O praticante deve ter o domínio dos movimentos das regiões musculares para tentar atingir a execução ideal dos exercícios.

4. Fluidez: os movimentos do Pilates precisam ser realizados de forma harmoniosa, coordenada e sem movimentos bruscos. Não há interrupções entre os exercícios para que esta dinâmica seja respeitada.

5. Precisão: todo e qualquer movimento em uma aula de Pilates tem uma forma muito específica de ser realizada para que não haja gastos desnecessários de energia.

6. Respiração: todos os exercícios do Pilates são realizados com uma inspiração e expiração completas, em sintonia com os movimentos. O controle da respiração é outro princípio muito importante neste método.

FONTE: Ondiet

LINK:
http://ondiet.com.br/os-seis-principios-do-pilates/