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Porque a postura é importante?

Porque a postura é importante?

Na corrida, a posição do tronco e até da cabeça influenciam no rendimento. E, atenção, porque abdômen contraído não é ‘barriga para dentro’

Acredito que todo corredor já ouviu que é importante “manter a postura” durante a corrida: tronco ereto, cabeça erguida, barriga para dentro e ombros para trás. Mas no que tudo isso realmente influencia na corrida em termos de biomecânica?

Quando fazemos um movimento para deixar o tronco mais ereto, como se existisse algo se nos puxasse para cima, toda a musculatura extensora do corpo é ativada. Os músculos extensores são os que sustentam o corpo contra a ação da gravidade e não permitem que ele caia. Mesmo tendo a intenção de deixar apenas o tronco mais ereto, automaticamente o cérebro ativa os músculos dos membros inferiores também, melhorando a sustentação de todo o corpo. Isso ocorre principalmente se o movimento do tronco for acompanhado pela cabeça: o simples gesto de não olhar para o chão, erguendo a cabeça, ativa mecanismos cerebrais que aumentam a contração dos músculos dos membros inferiores.

Essa contração automática é pequena porém importante. Ela é a base para a estabilidade das articulações durante a corrida. Por exemplo, manter o tronco ereto facilita a contração dos músculos que sustentam a pelve (bacia), o que evita sobrecarga nessa região e desalinhamentos no quadril e joelho. A contração dos músculos abdominais também colabora para essa estabilização e alinhamento, porém colocar a “barriga para dentro” não é uma boa expressão. A melhor maneira de se contrair a musculatura abdominal é procurar deixar o abdômen rígido, sem murchar ou estufar. Coloque a mão na sua barriga, na região mais inferior e tente. Não é tão difícil, mas exige um período de treinamento. Dessa forma a contração abdominal ajuda na estabilidade da pelve e na proteção da coluna lombar.
Além de sustentar o corpo, a musculatura extensora também é responsável pela impulsão durante a corrida (movimento que faz o corpo ir para frente). Alguns corredores, principalmente iniciantes, às vezes sentem que sua corrida é mais “travada” em relação a um corredor mais experiente. Parece que é mais difícil ir para frente com rapidez. Isso pode acontecer porque a musculatura extensora não está totalmente treinada. Então mantenha o tronco erguido durante a corrida, pois isso é um treino inicial para um padrão de movimento mais eficiente e com melhor absorção de impacto.

Com relação aos “ombros para trás”, não se preocupe tanto com isso. Os ombros se posicionam naturalmente no lugar certo se o restante do corpo estiver trabalhando corretamente, com o seu mecanismo extensor funcionando para te manter em pé e seguindo em frente de forma eficiente.

FONTE: Eu Atleta

LINK:
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/03/porque-postura-e-importante.html