Blog

Salto alto e bolsa pesada prejudicam a coluna

Salto alto e bolsa pesada prejudicam a coluna

Muitas pessoas que carregam bolsas pesadas ou abusam do salto, sobrecarregam a coluna e podem causar desde fisgadas incômodas até danos graves, como hérnias de disco.

Sentar de forma desajeitada e andar com os ombros caídos também são atitudes que contribuem para as dores.

Dividida em quatro regiões, a coluna sustenta nosso corpo e pode sofrer com problemas variados, muitos deles causados por má postura e sobrecarga de peso (isso inclui obesidade).

Cervical: Lordose é uma curvatura normal, que tem a ver com o movimento da coluna. Quando a curva se acentua na região do pescoço e a cabeça fica proeminente, é hiperlordose. O tratamento busca a reeducação postural.

Torácica: Se você carregar peso sempre do mesmo lado, a coluna fica torta. Além de causar dor, isso desalinha os ombros. Alongamento e pilates ajudam a corrigir o mal.

Lombar: Um dos problemas sérios aqui é hérnia de disco, quando o disco sai do lugar e pressiona as raízes nervosas. Às vezes, só cirurgia cura.

Sacrocóccix: O finalzinho da coluna também merece atenção. Ficar muito tempo sentada numa superfície dura pode causar dores fortes. Se não resolver mesmo usando uma almofadinha, o melhor negócio é procurar um ortopedista.

Leve somente o necessário na bolsa. Os médicos aconselham a carregar apenas 10% do seu peso corporal. Assim, se você pesa 50 kg, o acessório não pode pesar mais que 5 kg.

Na vida, menos estresse é mais saúde. A tensão contrai os músculos, e músculos contraídos comprimem os discos vertebrais, comprometendo a coluna. Procure relaxar.

Você trabalha sentada? O ideal é sentar com o bumbum todo apoiado no assento, manter a coluna ereta e encostada na cadeira. Os pés devem estar plantados no chão.

Na academia, em vez de se acabar na musculação, opte por ginástica localizada e capriche nos alongamentos.

FONTE: Portal de Paulínia

LINK:

http://www.portaldepaulinia.com.br/saude/bem-estar/17182-salto-alto-e-bolsa-pesada-prejudicam-a-coluna.html