Blog

Subir escada ou andar no escritório diminui inchaço na perna

Subir escada ou andar no escritório diminui inchaço na perna

Inchaço é uma resposta automática dada pelo organismo ao perceber que é preciso reservar água para evitar uma possível desidratação causada pelo calor excessivo.

Em meio a altas temperaturas, homens e mulheres podem ficar com pernas inchadas, uma resposta automática dada pelo organismo ao perceber que é preciso reservar água para evitar uma possível desidratação causada pelo calor excessivo. Contudo, para não sofrer com a retenção de líquidos, medidas simples podem ser tomadas em meio à correria do dia a dia.

Em geral, o inchaço se concentra nos membros inferiores devido ao maior poder de dilatação de suas veias, que são maiores do que as do restante do corpo. “Sua principal consequência é a sensação de peso, porém, dificilmente evolui para um quadro clínico. Se o paciente não possui histórico de varizes ou doenças circulatórias, é mais provável que o inchaço diminua com uma nova mudança de temperatura”, explica Carlos Alberto Fernandes Costa, cirurgião vascular do Hospital Santa Catarina.

Na batalha contra o incômodo, a melhor maneira de evitá-lo é praticar atividade física constantemente. Caminhada, pedalada, natação e até subir escada movimentam os músculos das pernas, a pressão sanguínea diminui e, consequentemente, as veias se contraem e suavizam o volume das pernas.

Para quem trabalha em escritório é indicado que, no máximo, a cada 1h30 seja realizado algum tipo de exercício ou ginástica laboral, que pode ser uma caminhada dentro do próprio ambiente. Outra dica é usar algum apoio nas pernas, para que elas fiquem na posição horizontal, o que facilita a movimentação do sangue.

No entanto, se nada disso funcionar, o uso de meias elásticas de compressão, que ajudam a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas, são recomendadas, ao contrário do escalda-pés em água fria, que tem apenas ação relaxante.

Alimentação

Manter a alimentação regrada também colabora no combate ao volume excessivo nas pernas. “O consumo de líquidos em quantidade e qualidade adequadas ajuda a reduzir o inchaço, por isso dê preferência para água, chás, sucos e água de coco”, informa Myrna Campagnoli, endocrinologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica.

Outro fator importante é a moderação no consumo de sal, pois sua composição rica em sódio retém o líquido no corpo. Recomenda-se que adultos consumam até cinco gramas do produto por dia. Escolhas alimentares reguladas, com refeições variadas contendo proteínas, carboidratos e gorduras também ajudam a amenizar o sintoma.

FONTE: Terra

LINK:

http://saude.terra.com.br/subir-escada-ou-andar-no-escritorio-diminui-inchaco-na-perna,409f0c3c4af64410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html