Manobras Cranianas e Liberação Miofascial

CONCEITUAÇÃO DO CURSO: O tecido conjuntivo ou fáscia, consiste em uma lâmina de tecido fibroso que envolve o corpo profundamente à pele, servindo, também, como envoltório para os músculos e órgãos. Dores musculares crônicas e bloqueios articulares são quadros comuns em decorrência de tensões anormais do tecido conjuntivo e podem ser locais (sobre uma determinada região corporal) ou globais, quando interferem na postura. É possível manipular esse tecido fibroso, diminuindo sua tensão e, devolvendo a sua mobilidade. Isso favorece a circulação local, a diminuição da tensão muscular e possibilita liberar os bloqueios articulares.


OBJETIVO DO CURSO: capacitar o aluno a identificar as tensões fasciais e suas repercussões corporais, visando a manipulação do tecido de forma adequada e sua eventual eficácia nesse tipo de intervenção.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Anatomia e fisiologia do tecido conjuntivo fascial
  • Cadeias fasciais
  • Patologias do tecido conjuntivo
  • Repercussões locais e posturais da retração fascial
  • Manobras miofasciais locais
  • Manobras cranianas

 

MINISTRANTE:

Profa. Dra. Bianca Elisabeth Thurm

Graduada em Fisioterapia pena Universidade do Grande ABC (1997), com especialização em Ortopedia pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID (1998). Mestre (2007) e doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Foi docente por 12 anos nas disciplinas de Recursos Terapêuticos Manuais e Fisioterapia Dermatofuncional no curso de fisioterapia da USJT e atualmente ministra aulas de Recursos Terapêuticos Manuais e técnicas de Massagem nos cursos de  da Universidade Gama Filho e FMU.


CARGA HORÁRIA:

Curso teórico e pratico: 20horas/aula.

Curso apostilado com conteúdo teórico e ilustração das manobras práticas, mais certificado.

 

Público alvo: estudantes, profissionais de fisioterapia e massoterapeutas.

 

Interessados entrar em contato pelo endereço: contato@espacoergo.com.br