Percepção Corporal nos Transtornos Alimentares

CONCEITUAÇÃO DO CURSO: A percepção do corpo consiste tanto de informações externas e vivências, que estão relacionadas a um componente chamado de imagem corporal, quanto uma soma de informações acerca do corpo, advindas do sistema nervoso, denominado esquema corporal. Reconhecer a forma corporal, suas dimensões e limites, são de responsabilidade do mecanismo neural que está localizado em uma região cortical específica: a área parietal. Quando esse mecanismo neural apresenta uma atividade anormal ou falha em seu funcionamento, facilita o desenvolvimento de uma distorção na percepção corporal em sujeitos com Transtornos Alimentares.

 

OBJETIVO DO CURSO: Apresentar um protocolo de intervenção da percepção corporal, com o intuito de, melhorar a distorção percebida por meio de estímulos corporais necessários para esse mecanismo. Esses estímulos são apresentados em atividades corporais específicas que respeitam a fisiologia neurológica da construção do esquema corporal.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Bases neuroanatômicas da percepção corporal
  • Transtornos Alimentares – Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa entre outros
  • Imagem corporal e esquema corporal
  • Desenvolvimento e alterações da percepção corporal
  • Espaços funcionais-pessoal, peripessoal e extrapessoal
  •  Avaliação do esquema corporal
  • Atividades corporais para a intervenção na percepção corporal

 

MINISTRANTES:

Profa. Dra. Bianca Elisabeth Thurm

Graduada em Fisioterapia pena Universidade do Grande ABC (1997), com especialização em Ortopedia pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID (1998). Mestre (2007) e doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Foi docente por 12 anos nas disciplinas de Recursos Terapêuticos Manuais e Fisioterapia Dermatofuncional no curso de fisioterapia da USJT e atualmente ministra aulas de Recursos Terapêuticos Manuais e técnicas de Massagem nos cursos de  da Universidade Gama Filho e FMU.

Profa. Dra. Eliane Florêncio Gama

Orientadora dos programas de Mestrado (Educação Física e Ciências do Envelhecimento) e de Doutorado (Educação Física) da Universidade São Judas Tadeu. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), com especialização em Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), doutora em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1999), e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Titular Pleno da Universidade São Judas Tadeu, onde coordena o Laboratório de Percepção Corporal e Movimento e ministra aulas de Anatomia nos cursos de Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas e Farmácia. É também, colaboradora no Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares – AMBULIM – do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

CARGA HORÁRIA:

Curso teórico e pratico: 20horas/aula.

Curso apostilado com conteúdo teórico e prático, mais certificado.

 

Público alvo: estudantes, profissionais de fisioterapia, educação física, psicologia e nutrição.

 

Interessados entrar em contato no endereço: contato@espacoergo.com.br