Pilates Tradicional

Joseph Pilates foi quem criou um método de Contrologia com o intuito de exercitar cada músculo adequadamente e não para hipertrofiá-los. Esse método denominado Pilates é um método corpo-mente, que tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre o desempenho e a força, por meio da integração do movimento a partir de um centro estável, o abdômen. De forma dinâmica, tende a trabalhar a força muscular, o alongamento, a flexibilidade e a consciência corporal.

Os princípios do Método Pilates baseiam-se no alinhamento, na respiração e no centramento. A prática do Pilates tem se tornado uma ferramenta de trabalho eficaz por utilizar exercícios voltados para a reeducação dos músculos estabilizadores da região lombo-pélvica. Sua prática regular e orientada a ser realizado sem compensações e com uma progressão adequada, traz benefícios importantes para a correção e manutenção postural.

Os exercícios podem ser realizados em equipamentos específicos para o Método Pilates ou praticados no solo, com o uso de acessórios (Bola Suiça®, Orange Ball®, Thera Band®,  Balance Disc®).

 

BENEFÍCIOS

  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Alongamento e maior controle corporal;
  • Correção postural;
  • Percepção corporal;
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior mobilidade das articulações;
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • Aumento da concentração;
  • Trabalha a respiração;
  • Promove relaxamento e bem estar

DIFERENÇAS ENTRE PILATES TRADICIONAL E PILATES CLÍNICO

PILATES TRADICIONAL

PILATES CLÍNICO

Criado na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates Adaptado nos anos 90 a partir de estudos científicos reconhecidos internacionalmente
Contração máxima dos músculos abdominais Ativação isolada do transverso do abdômen
Não preserva as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral Preserva as curvaturas fisiológicas por trabalhar em posição neutra (fisiológica)
Na época o público alvo eram os bailarinos e atletas de alta performance Foco na reabilitação específica tanto para jovens, adultos, atletas e gestantes
Os exercícios possuem a mesma dosagem rigorosa para todos os praticantes Os exercícios são dosados de acordo com a precisão da habilidade e fadiga
Aplicado por educadores físicos, atletas, bailarinos Aplicado somente por fisioterapeutas habilitados na técnica