Manobra Miofascial e Craniosacral

O tecido conjuntivo ou fáscia constitui em uma lâmina de tecido fibroso que envolve o corpo profundamente à pele e também serve de envoltório para os músculos e órgãos. Esse conjunto de tecido constitui uma peça única e contínua através de todo o corpo. Possui uma grande importância como sustentação das partes moles do corpo, apoiando e auxiliando na organização estrutural e condução nervosa. Fisiologicamente este tecido fascial é relativamente flexível e deve deslizar entre todos os tecidos que envolve. Na presença de trauma, processos inflamatórios, má postura, desequilíbrio muscular, entre outros, a fáscia se tensiona (densifica), levando a aderências e imobilidade. Dores musculares crônicas e bloqueios articulares são quadros comuns em decorrência destas tensões anormais da fáscia que podem ser locais (sobre uma determinada região corporal) ou globais, quando interferem na postura.

Utilizando a Técnica de Manobras Miofascias, desenvolvida pelo fisioterapeuta Marcel Bienfait, é possivel atingir esse tecido fibroso diminuindo sua tensão e devolvendo a sua mobilidade, o que favorece a circulação local, diminui a tensão muscular e libera os bloqueios articulares.

O sistema craniossacral é um sistema fisiológico que cria e mantém todo o ambiente fisiológico no qual o sistema nervoso vive, funciona e se desenvolve. Este sistema é composto pelos ossos cranianos, pelas meninges que estão ligadas a eles, ao sacro e pelo líquido cefalorraquidiano, que circula dentro das meninges e que vai desde a cabeça até ao sacro e se espalha por todo o corpo. Qualquer alteração ou disfunção neste sistema altera todo o funcionamento do sistema nervoso, desde alterações hormonais a alterações dos neurotransmissores e a outras substâncias bioquímicas.

A Terapia Crâniosacral, criada pelo Dr. John Upledger, é uma técnica manual que atua sobre este sistema e que ajuda a detectar e corrigir desequilíbrios no sistema craniossacral, que podem ser a causa de disfunções sensoriais, motoras ou neurológicas. A Terapia Craniossacral aumenta o funcionamento corporal, estimulando seus próprios mecanismos naturais de cura.