A RPG (Reeducação Postural Global) é um método de tratamento fisioterapeutico, criado pela francesa Françoise Mezièré, que busca tratar dos problemas do sistema músculo-esquelético. Os alunos de Mezièré baseados no conhecimento adquiriro, desenvolveram adaptações e criaram seus próprios métodos que foram divulgados em diversos países.

O Método de Cadeias Musculares de Leopold Busquet e a técnica de RPG/RPM – (PRG pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular) são alguns dos métodos de tratamento postural que derivaram de Mezièré. Nele a postura é vista como o resultado da combinação de varias estruturas que de adaptam de forma individual para manter o equilíbrio. O desequilíbrio postural pode levar a diversas compensações, desde dores e tensões musculares crônicas até alterações posturais como hipercifoses, escolioses ou hiperlordoses. As causas são diversas e incluem diferença de tamanho de membro inferior, má postura viciosa ou desleixada, a permanência por longos períodos de forma inadequada na frente do computador ou mesmo durante as atividades laborais.

O intuito da RPG é restaurar o reequilíbrio muscular e estrutural baseado no funcionamento das cadeias musculares permitindo um melhor controle postural e consciência corporal.