Percepção Corporal

Perceber o próprio corpo depende tanto de fatores sociais e emocionais (imagem corporal) quanto da capacidade do indivíduo de reconhecer as partes que compõem o seu corpo, sua dimensão e a relação deste no espaço (esquema corporal). A imagem e o esquema corporal produzem a figuração do nosso corpo formada em nossa mente a partir das vivências emocionais e corporais experienciadas pelo indivíduo. A falta da percepção corporal está intimamente ligada ao valor fundamental que a pessoa dá a si mesma. Uma baixa auto-estima induz a pessoa a não gostar de si levando a atenção à competitividade do mundo externo.


TRANSTORNOS ALIMENTARES

Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades. Os principais tipos de Transtornos Alimentares são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Essas duas patologias são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum: a preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar. Em ambos os quadros os pacientes estabelecem um julgamento inadequado da sua dimensão corporal percebendo-se, na maioria das vezes, maior do que realmente são. Aproximadamente 90% dos casos são de mulheres jovens, porém recentemente está havendo um aumento no número de transtornos em homens e em adultos de ambos os sexos. Esses transtornos atingem entre 1 e 4% da população e seguem aumentando de frequência significativamente nos últimos anos. (Saiba mais)


TERAPIA DA PERCEPÇÃO CORPORAL

A terapia  da Percepção Corporal tem por objetivo diminuir os impactos de uma eventual imagem residual errônea, por parte do sujeito, que resulta em um reflexo comportamental observado em sua relação com o próprio corpo, assim como em seu comportamento alimentar. O foco da terapia da Percepção Corporal  é a abordagem do distúrbio da percepção da dimensão do corpo associado aos Transtornos Alimentares  por meio de atividades corporais específicas. (Saiba mais)


TERAPIA SOMÁTICA

Terapia somática (Somatic Experience-SE ) é uma abordagem corporal que ativa os recursos de equilíbrio interno do próprio indivíduo na direção de uma experiência da própria identidade. Nesta abordagem não se confronta os conteúdos emocionais ou psicológicos mas somente as implicações corporais advindas deles. (Saiba mais)